segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Projeto leva experimentos científicos para o agreste sergipano

O projeto Ciências sobre rodas: Busão da ciência do agreste ao sertão”  tem por objetivo aproximar a população de assuntos científicos e discutir conhecimento do senso comum ao científico. O projeto foi aprovado no edital de  Olimpíadas e Popularização da Ciência ofertado pela  Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe ( Fapitec/SE). O projeto começou a ser executado em 2012 no povoado Cajaiba, município de Itabaiana.


Cerca de 40 estudantes do curso de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Itabaiana, fazem parte do projeto. O coordenador do projeto Busão da Ciência, Edson Wartha, afirma que a recepção da população nas feiras livres enriquece o aprendizado dos alunos. “Os alunos aprendem mais do que ensinam nas feiras. As pessoas sempre têm algo para acrescentar e dar sugestões. Isso ajuda muito na formação dos alunos”.


O professor Edson destaca a importância do projeto Busão da Ciência como um instrumento de popularização . “Os centros de museus na maioria dos estados estão concentrados em grandes centros ou capitais. No nosso caso, o Busão do agreste e do sertão é um museu de ciências em disco rodas. Ele vai até as localidades, geralmente em locais onde a comunidade nunca imaginava um dia discutir ciências e participar de feiras científicas”.


Busão do Agreste
O Busão da Ciência leva para os municípios do agreste e sertão sergipano várias apresentações de ciência  e química, através do teatro de mamulengo para destacar a cultura típica do Nordeste. “Nessas apresentações tem uma peça de teatro científico oxigênio e nós discutimos a descoberta científica e como as pessoas enxergam esses assuntos. Na geografia, também tem peças de teatro que trabalham com a questão da manutenção da terra, dos animais e a relação do homem e natureza. Além de discutir o que é a Matemática ,  Física e  Biologia através de experimentos interativos que sempre são voltados para alguma questão local”, explica o professor Edson Wartha.
 

Para a acadêmica do curso de Química, Jucemira Nascimento, o Busão da Ciência traz interatividade para os alunos nas aulas práticas. “Eles contam a história e em certos momentos eles param aquela história que estava contando e começam fazer experimentos. Desse experimento termina a conclusão da historieta que eles fizeram”.     

Jucemira Nascimento conta que o projeto vem se expandindo cada vez mais nas escolas do interior sergipano. “ Tem sempre um professor que ensina em mais de uma escola e esse professor convida o grupo para apresentar em outras escolas divulgando o nosso projeto. Então é um projeto muito interessante que os professores têm vontade de apresentar nas escolas que trabalham”, explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário