quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pesquisadores e jornalistas recebem o Prêmio João Ribeiro

Na noite da última terça-feira, 20, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) realizou a cerimônia de premiação do Prêmio João Ribeiro de Comunicação e Divulgação Científica. Durante cerimônia, também ocorreu o lançamento da 5ª edição da revista Pesquisa-SE.

 
O Secretário de Estado da Ciência e da Tecnologia e Inovação, Francisco Dantas, destacou a importância da premiação. “Um momento de reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores e jornalistas sergipanos. Esses trabalhos trazem uma grande contribuição para o desenvolvimento científico em Sergipe”.

A entrega do Prêmio João Ribeiro marcou a abertura oficial das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Sergipe. O presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, ressaltou das atividades que serão desenvolvidas para a popularização da ciência.

“Até o dia 30 de outubro diversas atividades serão desenvolvidas nas instituições de pesquisa e de ensino de Sergipe. É um momento de levar para a população a ciência e a tecnologia de forma lúdica. Toda a programação das atividades pode ser encontrada no site da Fundação”, destacou.

Revista Pesquisa-SE
Durante cerimônia, foi lançada mais uma edição da revista Pesquisa-SE, que teve como tema o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior. O diretor financeiro, Josenito Oliveira, destacou os investimentos do programa em Sergipe.

 
“A Pesquisa-SE é uma revista temática que nesta edição vai falar de um dos programas da Fundação que a Iniciação Científica Júnior. Esse programa começou em 2003 e lançamos durante esse tempo nove editais e aproximadamente quase 800 bolsas e movimentados um volume de mais de R$ 859 mil. Esse programa, acima de tudo, tem o objetivo de despertar no jovem do ensino médio o interesse pela pesquisa e o contato com os nossos pesquisadores. O programa também tem um papel de inclusão social”, afirmou Josenito.

Premiados
Ao todo, foram 10 premiados entre pesquisadores e jornalistas. A jornalista Nayara Arêdes afirmou que o Prêmio incentiva a produção de matérias sobre temas científicos. “Receber um prêmio da Fapitec/SE é muito importante ainda mais sendo um prêmio na magnitude de João Ribeiro. Quem é jornalista sabe da importância dele.


A Fapitec/SE está de parabéns pela iniciativa que nos instiga a fazer mais e melhor. Agradeço a fonte que um pesquisador da Fapitec/SE e ofereceu dados de um panorama que a gente desconhecia sobre o câncer de boca, que realmente os homens são em Sergipe uma população de risco”.

O professor Eraldo da Silva Ramos Filho também destacou a importância do reconhecimento dos pesquisadores através da premiação. “O Prêmio João Ribeiro é um momento de coroamento das atividades científicas e do Jornalismo que são realizadas em Sergipe. A Fapitec/SE para nós que fazemos a atividade científica em Sergipe é uma instituição extremamente importante no sentido do financiamento de pesquisas que envolve tantos pesquisadores de alto nível quanto de iniciação científica”.

Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário