quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Projeto busca despertar jovens para ciência através do “Futebol de Robôs”

Unir a robótica ao futebol é uma das propostas do Grupo de pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que desenvolve o projeto de popularização da ciência “Futebol de Robôs”.  O projeto é coordenado pelo Doutor em Engenharia Elétrica, Profº Eduardo Freire, e conta com a participação dos professores Elyson Carvalho e Lucas Molina.  O principal objetivo do projeto é divulgar e atrair a juventude para pesquisa e a tecnologia.
 
Sabendo que o futebol é um esporte muito difundido no país, e a robótica cada vez mais presente no imaginário dos jovens que estão ligados ao mundo científico, o grupo buscou associar estes dois temas através de um mecanismo para desenvolver a ciência, intitulado como “Futebol de Robôs”. O projeto será um dos destaques durante a Feira de Ciências da Fapitec/SE, que ocorre no dia 30 de outubro, integrando as ações da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) 2015.

O projeto consiste na construção e desenvolvimentos de robôs que participam do Campeonato Sergipano de “Futebol de Robôs”, e da Competição Brasileira e Latino Americana de Robótica, que é um dos propósitos do projeto. A participação nas competições oferece visibilidade ao grupo ajudando a difundir a ciência, principalmente, nas escolas públicas.

De acordo com o coordenador do projeto, Eduardo Freire, os alunos aprendem os conceitos básicos de programação e robótica. Depois disso o grupo estabelece uma comunicação com os alunos através das redes sociais para tirar dúvidas  e ajudar na construção dos times.

“Fazemos uma ampla divulgação do evento nas escolas, mandando materiais como folders, para que as escolas divulguem em seu âmbito. E a partir disso convidamos as escolas a participarem de um dia de formação, ensinando os conceitos básicos e fazendo simulações para colocar um time de robôs para jogar”, explica  o professor Eduardo Freire.

O campeonato
O Campeonato busca atrair a atenção para a robótica em cada categoria fomentando a ciência de uma forma divertida. Algumas das categorias são para o desenvolvimento da inteligência dos robôs e outras desenvolvem a mecânica. Existem várias competições de robótica e dentro delas o “Futebol de Robô”.
A primeira versão do projeto foi em 2010, onde aconteceu o primeiro campeonato. Em seguida uma nova edição começou em 2011 e terminou em 2013 com o segundo Campeonato Sergipano de Robôs. Atualmente o grupo está organizando a terceira edição para acontecer em 2016, e já conta com 30 equipes já inscritas.

Os Robôs
De acordo com o professor Elyson Carvalho, os robôs se parecem com carrinhos que possuem um link de comunicação com o computador onde é processada toda a inteligência e estratégia do robô. “Temos uma câmera que captura as imagens do campo e a partir dessas imagens sabemos onde se encontra cada robô, o adversário, a posição e orientação de cada um e onde esta a bola. Um programa roda as ações de cada robô através do computador para cumprir o objetivo que é defender e atacar e fazer gols”, explicou.

Para o aluno do 3° Período de Engenharia eletrônica, Luan Robert Bispo dos Santos, a metodologia dos professores que orientam o projeto é bem variada e atinge todo mundo. “A melhor parte é o desenvolvimento, nós levamos, montamos e ensinamos sobre a construção de robôs para as escolas e para outras instituições acadêmicas”.

Futebol de Robôs nas escolas
O grupo pretende levar para as escolas uma complementação do projeto, ensinando os alunos a construir e a desenvolver os robôs utilizando a tecnologia através de kits de robótica. Disponibilizando assim o acesso à robótica para os alunos das escolas públicas.

Para o professor Lucas Molina, o uso da robótica leva os alunos a utilizar conceitos de matemática, física e outras matérias que são aprendidas no ensino médio. “O aluno quando consegue aproveitar as matérias que estão estudando e utilizá-las para construir um robô é um ganho muito grande, tanto para as crianças  quanto para as escolas”, ressaltou.

O projeto de robótica busca disponibilizar futuramente vídeos explicativos ilustrando passo a passo como funciona a montagem e o desenvolvimento do robô. Além de ensinar os alunos a construir seu próprio time seguindo as orientações com o objetivo de franquear de forma gratuita o acesso à robótica nas universidades e nas escolas que não possuem acesso. 

SNCT
“Luz, Ciência e Vida" é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 19 a 25 de outubro no Brasil. A SNCT tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo atividades de divulgação científica.  A SNCT é realizada desde 2004 sob a  coordenação a nível nacional pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em Sergipe, a programação ocorre durante todo o mês de outubro finalizando as atividades com a Feira de Ciências, que ocorre no dia 30 de outubro na UFS, sob a coordenação da Fapitec/SE e da Cienart.

Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário