sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Projeto propõe realização de Feiras Científicas no município de Carira

“Feira de Ciências com materiais alternativos como proposta de reconstrução de elementos cotidianos” é um dos projetos apoiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), que será apresentado durante a Feira Estadual de Ciências, Tecnologias e Artes de Sergipe (Cienart) no dia 30 de outubro. O projeto tem por objetivo estimular os estudantes Colégio Estadual  Artur Fortes, no município de Carira, a se envolverem em temas relacionados à ciência. A Cienart integra as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015.
O professor de Química, Gladston dos Santos, conta que a ideia do projeto surgiu da necessidade de aproximar os alunos da Química, uma disciplina considerada complexa pelos estudantes. A ideia central é realizar pequenas feiras de ciências nas escolas municipais da região e ao final, uma grande feira na praça da cidade de Carira.

“O projeto Feira de Ciências com materiais alternativos tem como objetivo aproximar os alunos e a comunidade da Química. Esse projeto será desenvolvido entre os alunos do colégio estadual e os alunos da rede municipal. O projeto será desenvolvido a partir de mini feiras de ciências que serão realizadas nas escolas do município de Carira, que tenham o 9º ano. São seis escolas municipais ao todo”, detalha o professor.

A proposta da ‘Feira de Ciências Alternativa’ é adaptar o material usado em laboratório com objetos do cotidiano dos alunos. Segundo o professor Gladston, a escola não possui um laboratório equipado, por isso a ideia do projeto.

“Esse projeto seria a adaptação de toda aquela vidraria que existe no laboratório convencional, que uma escola poderia ter e nós não temos. Por exemplo, vamos adotar um copo de extrato de tomate no lugar do béquer. A proveta, nós vamos medir em uma garrafa pet milímetro por milímetro usando uma seringa para ter as dimensões exatas”, explica o professor Gladston.

A ideia de realizar as feiras no município surgiu durante as atividades da SNCT 2014. Os alunos participaram da Cienart e se sentiram motivamos ao retornarem para a escola. “Os meus alunos foram despertados ano passado quando eles participaram da Cienart. Quando eles viram aquele mundo de feira e exposições, eles ficaram encantados e de lá para cá sempre me perguntando quando seria a próxima”.

O professor Gladston adianta que os alunos realizarão apresentações científicas e artísticas durante a Feira Científica. “Na Cienart estarei levando a apresentação geral do projeto e duas apresentações sobre materiais alternativos. Tenho dois bolsistas que vão apresentar o projeto e outro grupo que vai fazer um pop rep sobre a água. Eles montaram o rep e já estão ensaiando. 24 alunos irão participar”.

SNCT

“Luz, Ciência e Vida" é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 19 a 25 de outubro no Brasil. A SNCT tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo atividades de divulgação científica.  A SNCT é realizada desde 2004 sob a  coordenação a nível nacional pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário