terça-feira, 6 de outubro de 2015

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza instituições de pesquisa

 

Luz, Ciência e Vida" é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 19 a 25 de outubro no Brasil. A SNCT tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo atividades de divulgação científica. Em Sergipe, serão realizadas dezenas de atividades em Aracaju e no interior. As atividades serão encerradas com a Feira de Ciências, que reúne centenas de estudantes da rede pública e particular.

A organização da SNCT divulgou que foram cadastradas mais de 10 mil atividades que serão realizadas em 398 cidades. Além da participação de 1.661 instituições de pesquisa. A meta é tornar essas atividades cadastradas acessíveis à população, e assim, promover uma maior interação  da população com temas relacionados à ciência e tecnologia.

Para a coordenadora do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica da Fapitec/SE, Rosane Barros,a SNCT é uma oportunidade de divulgar para a população o que vem sendo desenvolvido na área científica e tecnológica em Sergipe.

“A SNCT oferece uma vitrine de ações que são desenvolvidas no estado, principalmente, em relação aos projetos de popularização da ciência. É um momento em que as instituições de pesquisa abrem as portas para receber a população  para  mostrar o que os pesquisadores estão desenvolvendo”, explica Rosane Barros.

Programação
No período de 19 a 25 de outubro, ocorrem várias atividades em Aracaju nas instituições de pesquisa, como também no interior de Sergipe. A SNCT prevê apresentações de projetos, exposições científicas, ciclos de palestras, congressos, espetáculos culturais, mostras de vídeos, sessões de planetário, oficinas e visitas aos laboratórios.

Feira de Ciências
No dia 30 de outubro ocorre uma grande Feira de Ciências na Universidade Federal de Sergipe (UFS) de 8h às 16h. O objetivo da Feira é aproximar a população de assuntos relacionados à ciência de forma lúdica com apresentações artísticas e experimentos científicos. Uma das atividades que acontecerá durante a Feira de Ciências  é a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Artes de Sergipe (CIENART), que mobiliza professores e alunos em torno de temas e atividades de Ciência, Tecnologia e Artes. Durante a Feira serão apresentados mais de 100 projetos de escolas públicas, particulares, projetos de popularização, e a apresentação de trabalhos artísticos.

Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário