segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SNCT: MCTI visita projetos de tecnologias sociais em Santa Luzia do Itanhi

Na última sexta-feira, 23, o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Eronildo Braga, visitou alguns projetos de tecnologias sociais que estão sendo desenvolvidos no município de Santa Luzia do Itanhi pelo Instituto de Pesquisa em Tecnologias e Inovação (IPTI). Os projetos têm por objetivo promover o desenvolvimento local a partir da ciência e tecnologia.

O diretor financeiro da Fapitec/SE, Josenito Oliveira, acompanhou a visita  e destacou a importância do financiamento de projetos na área de tecnologias sociais. “Estamos realizando a visita desses projetos que são de grande importância para a comunidade de Santa Luzia, pois promove a qualificação dos jovens da região e leva a ciência e tecnologia para solucionar problemas locais”.

O secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Eronildo Braga, ressaltou a importância da ação conjunta entre os órgãos para o desenvolvimento dos projetos. “É fundamental essa parceria, pois a visão de conjunto é sempre maior envolvendo o Estado, seja através da Secretaria de Educação, da Ciência e Tecnologia, da Fundação de amparo ou de outros atores.  Gostei muito do que vi aqui e fico feliz, principalmente, quando vejo dinheiro público sendo aplicado da maneira correta. . Volto muito feliz e vou me empenhar para apoiar outros projetos de vocês”.

O coordenador IPTI, Saulo Barreto, enfatiza que o papel do instituto é trabalhar a interface entre ciência, tecnologia e sociedade. “O IPTI trabalha com essa ideia de tecnologia social porque a gente acredita que a ciência e tecnologia tem um papel fundamental a se desenvolver para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para ser eficaz e ter potencial de escala é fundamental que a gente se aproxime da comunidade. O grande problema da ciência é que os acadêmicos acham que têm a solução, mas eles só têm uma parte. O IPTI se especializou em fazer essa interface de ciência, tecnologia e sociedade”.

Projeto Hb
Um dos projetos desenvolvidos pelo IPTI é o Hb, um projeto para diagnóstico e combate da anemia. A coordenadora Carolina Oliveira explica como funciona o projeto. “O HB é um projeto de tecnologia social para diagnóstico e combate da anemia. Ele é dividido em três etapas: HB1, HB2 e HB3. A anemia é um dos principais vilões das crianças na questão do desenvolvimento. Uma criança anêmica tem baixo desenvolvimento cognitivo. A gente desenvolveu o trabalho aqui em Santa Luzia e já estamos em fase de reaplicação em Boquim, onde já cumprimos 12 escolas”.

O artesão José Raimundo Mariano participa de outro projeto voltado para a valorização do artesanato local. Ele conta que os produtos comercializados já estão sendo vendidos no Brasil e no exterior. “Esse é material feito com a palha do junco, um capim do brejo. A gente produz passadeira, jogo americano, cortina e luminárias. Já estamos comercializando em Aracaju, São Paulo, Rio de Janeiro e já foi para Londres”.

FONTE: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário