quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Competição Latino Americana: Grupo de Robótica da UFS vence em 3º lugar

O Grupo de pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) participou de 27 de outubro a 1º de novembro da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica em Uberlândia, Minas Gerais, na categoria Futebol de robôs. Cerca de 30 equipes participaram da disputa, sendo que a equipe de Sergipe ficou em 3º lugar na competição.

O projeto “Futebol de robô” é desenvolvido na UFS com o objetivo de  divulgar e atrair a juventude para pesquisa e a tecnologia. O projeto é coordenado pelo Doutor em Engenharia Elétrica, Profº Eduardo Freire, e conta com a participação dos professores Elyson Carvalho e Lucas Molina.  

“O Grupo de Pesquisa em Robótica da UFS vem desenvolvendo já há algum tempo, com o apoio da FAPITEC-SE, uma proposta diferente para a categoria de futebol de robôs. A ideia é desenvolver um time de baixo custo e que possa ser construído sem a utilização de máquinas como prototipadoras e fresas e ainda assim ser competitivo. Dessa forma, qualquer grupo de universitários pode replicar o projeto e participar da competição nacionalmente”, explica o professor Eduardo.

A equipe de robótica que tem o nome 'Caboclinhos', uma homenagem à manifestação cultural sergipana, teve a melhor campanha entre todas as equipes na fase de grupos, vencendo nas oitavas de final e nas quartas de final equipes experientes da categoria. Na semifinal perdeu para a equipe Drummonsters (UNIFEI de Itajubá), campeã em 2014 e que venceu também a competição deste ano. Na disputa de terceiro lugar a equipe do GPR-UFS venceu a equipe do ITA (ITAndroids), ficando com o terceiro lugar.

A  equipe Caboclinhos disponibilizará todas as etapas do projeto: construção, sistema de visão e sistemas de controle, que serão documentadas em arquivos e vídeos e disponibilizadas gratuitamente no site do grupo  até fevereiro de 2016. Será incluído o custo detalhado de cada uma das etapas e onde comprar cada uma das peças necessárias para a fabricação do time. Os sistemas de controle e de visão serão também disponibilizados na íntegra.

“Com essa ação, o GPR-UFS espera que universidades pequenas e sem muitos recursos para investir na área possam replicar este trabalho, sem que pra isso precisem de anos de esforço necessários para atingir o patamar atual do projeto”, destaca o professor Eduardo.

Confira o resultado final:
1º Lugar: Drumonsters - Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira (bi-campeões) 
2º Lugar: Warthog - USP
3º Lugar: CABOCLINHOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
4º Lugar: ITAndroids - Instituto de Tecnologia da Aeronautica - ITA

Com informações do Grupo de Robótica da UFS

Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário