terça-feira, 17 de novembro de 2015

Professor estimula o ensino da Física através do skate

A paixão pelo esporte levou o doutor em Engenharia Nuclear, Albérico Blohem de Carvalho, a desenvolver o projeto de popularização da ciência: “Ensinando conceitos da Física através do esporte”. O objetivo do projeto é produzir vídeos mostrando conceitos básicos da Física através do skate.

O professor Albérico explica que a ideia surgiu por conta das dificuldades dos adolescentes em aprender os conteúdos de Física na escola, além de estimular a prática de esportes. “Eu pratico esporte desde os 13 anos de idade e sinto que, hoje,  os adolescentes não fazem mais esporte e com esse avanço tecnológico, os alunos ficaram muito sedentários. Sou professor de Física e os adolescentes têm muita dificuldade em aprender essa disciplina. A partir daí, surgiu a ideia de unir a Física e o esporte. Dessa forma eu vou facilitar o entendimento dos jovens”.

A ideia inicial é produzir os vídeos utilizando o skate, mas  a meta é utilizar outros esportes, a exemplo do surf e artes marciais. O professor Albérico detalha como será produzido o conteúdo. “Vou elaborar vídeos explicando conteúdos de Física através do skate, então esse esporte será usado como ferramenta para construção do conhecimento. Por exemplo, vou ensinar como calcular a velocidade média, que é a razão da distancia percorrida pelo intervalo de tempo gasto, utilizando o skate. Dentro do próprio vídeo, vou editar para apresentar a equação e assim pontuar todos os conceitos básicos no vídeo usando esse esporte”.

Expansão do projeto

O projeto integra o edital de Popularização da ciência da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica no estado de Sergipe (Fapitec/SE) e tem como meta a distribuição do material para os professores de Física. “O professor pode utilizar esse vídeo para estimular os alunos e ensinar de forma mais aprofundada. Como hoje em dias quase todos os alunos têm celular, eu quero criar um canal e depois distribuir DVDs para os professores de Física”.

Fonte: FAPITEC/SE

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