segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SNCT 2015 - Ibict fecha participação na Semana com saldo positivo

Ministro Celso Pansera durante o lançamento do Livro Vermelho das Crianças

Milhares de pessoas puderam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI), durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2015 realizada de 19 a 25 de outubro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O estande do Ibict recebeu em média 450 visitas por dia. Nele, o público pôde aprender mais sobre o portal de divulgação científica Canal Ciência, entrar em uma câmera obscura, assistir à oficina “Composição de Imagem para Fotografia com Celular”, apreciar um quadro feito em grafite (em homenagem ao físico Isaac Newton), criado pelo artista brasiliense Curujito, além de acompanhar a divulgação do Livro Vermelho das Crianças.

Representantes do MCTI, Ibict, SEDF e Belo Monte com alunos que fazem parte do projeto Corredor Digital Rural
Prestigiaram o relançamento do livro o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, a diretora do Ibict, Cecília Leite, a representante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Cristina Moreira, o representante do MCTI, Uilliam Rocha da Silva, o representante da Belo Monte Transmissão Elétrica, Newton Jordão Zerbini, além de alunos de escolas rurais do DF, que fazem parte do projeto Corredor Digital Rural.

Segundo Cecília Leite, em eventos como a SNCT, o Ibict leva ao conhecimento da população todo o seu portfólio de serviços e produtos de informação. “Nesse contexto, o Instituto participa de todas as ações governamentais em C&T e ao mesmo tempo é visto pela sociedade que transita por esses espaços, já que a informação veicula de modo transversal por todas as atividades desenvolvidas nas unidades de pesquisa do MCTI”.

SNCT 2015
A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento dedicado à difusão da ciência no Brasil. Este ano, a SNCT, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), levou mais de 33 mil atividades voltadas ao tema “Luz, Ciência e Vida”, para mais de 700 cidades brasileiras.

Estande do Ibict na SNCT 2015
Em todo o país, participaram universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia e de Educação. Alguns estados e cidades estendem essas atividades até dezembro.
O tema da SNCT 2016 será "Ciência alimentando o Brasil" e o evento oficial será realizado de 17 a 23 de outubro do próximo ano.

Victor Almeida
Núcleo de Comunicação Social do Ibict


Créditos da imagem: Arthur Fernando Costa e Márcia Liz

Fonte: IBICT

Nenhum comentário:

Postar um comentário