quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ex-bolsistas do PIBICjr trilham carreira científica de sucesso

Um dos objetivos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBICjr) é despertar o interesse de jovens estudantes pela carreira científica. A inserção de programas científicos na educação básica permite ao aluno conhecer as áreas do conhecimento antes mesmo de entrar na universidade. Os ex-bolsistas do PIBICjr  Jônathas Rafael de Jesus  e Richard Matos contam como o programa influenciou na escolha da profissão.

O agrônomo Richard Matos participou, em 2005, do PIBICjr, quando estudava no Colégio Estadual João Alves Filho, em Aracaju. Ele lembra que decidiu participar depois do incentivo dos professores, que perceberam que ele tinha um perfil de pesquisador. Inicialmente, o desejo era participar de um projeto voltado para área de Ciências Biológicas, mas a oportunidade surgiu para área de Agronomia.

“Lembro que, quando abriu o edital do PIBICjr, era por áreas. Então, você tinha Ciências Biológicas, Saúde, Ciências Sociais e entre outras. Na época, gostava muito de Biologia e pensava até em ser biólogo, acabei me inscrevendo para área de Ciências Biológicas, mas acabou sendo sorteado um projeto de Agronomia. Sempre morei no litoral, nunca tive experiência com nada disso. O professor me convidou para conhecer e acabei ganhando certa paixão, porque você trabalha com a natureza. Com suas mãos você faz uma planta crescer, fui me envolvendo cada vez mais no projeto.”, lembra.

Depois do ensino médio, Richard prestou vestibular para Agronomia na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na graduação, Richard Matos participou do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o mesmo orientador do PIBICjr. Assim que concluiu a graduação, Richard entrou no mestrado de Agrossistema e a expectativa é fazer um doutorado fora do país.

Para o agrônomo Richard, o PIBICjr foi muito importante para sua formação profissional. “Acho interessante porque quem me incentivou foram os professores. O professor já sabe quando o aluno tem um traço de pesquisa e eles me motivaram. Experimentei, ganhei um apreço pela área e tive essa chance de conhecer. Recomendo que esse PIBICjr continue e incentive mais escolas, envolvendo os professores. O PIBICjr foi extremamente importante para a escolha da minha profissão. Eu agradeço muito essa oportunidade e, talvez, eu seria outra pessoa se eu não tivesse passado por essa experiência”.

Nanotecnologia no combate ao câncer
Assim com o agrônomo Richard, o doutorando Jônathas Rafael de Jesus também participou do PIBICjr e desenvolve uma pesquisa voltada para a área de nanotecnologia, com o objetivo de combater o câncer. Jônathas Rafael participou, em 2005, do PIBICjr, quando estudava no Colégio Estadual Murilo Braga, no município de Itabaiana.

Atualmente, Jônathas está cursando o doutorado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), no município de Itabaiana. Ele realiza estudos sobre  materiais magnéticos, principalmente, as nanopartículas voltadas para aplicações em diversas áreas, a exemplo do câncer.

“Atualmente, se olharmos as pesquisas recentes, a própria Organização Mundial da Saúde mostra que o câncer é um problema mundial, um problema que acarreta na morte de diversas pessoas e as nanopartículas se mostraram bastantes viáveis para destruir essas células cancerígenas, por conta da sua biocompatibilidade”, afirma Jônathas.

O pesquisador destaca que o PIBICjr foi uma ferramenta importante para a escolha da sua carreira científica. “O PIBICjr teve uma grande influência para mim, visto que, eu estava no primeiro ano do ensino médio e eu não tinha nenhum contato com a universidade. Lembro que o primeiro contato que eu tive foi com o Departamento de Física foi com experimentos. Conhecer a universidade antes da graduação foi um fator decisivo, porque conheci aquele ambiente e tinha certeza do que eu queria fazer. Do mesmo jeito que eu tive essa experiência, quero que outras pessoas tenham e que sejam influenciadas da mesma forma.”, ressalta Jônathas.

*Matéria da Revista Pesquisa-SE

 Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário