terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Pesquisadora lança livro com projetos do PIBIC Jr

Avaliar o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr) é o principal objetivo do livro que está sendo produzido pela doutora em Geografia e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sônia de Souza Mendonça Menezes. A ideia surgiu a partir da necessidade de analisar as principais dificuldades dos coordenadores envolvidos no projeto e os benefícios do programa para a educação básica em Sergipe.

“A ideia do livro surgiu porque acho que o PIBIC Jr é um projeto muito importante para a educação básica. O programa insere as pesquisas nas escolas públicas e o aluno que participa do projeto  começa a vivenciar, efetivamente, a pesquisa. Quando ele chega na universidade, já não tem dificuldades de se envolver nas pesquisas. Ele já tem um caminho até chegar à universidade”, explica Sônia.

O projeto é fruto do edital do Programa de Apoio às Políticas Públicas em Sergipe (Naps). Durante estudo, a pesquisadora fez um levantamento dos projetos do PIBIC Jr desenvolvidos no período de 2003 a 2011 em Sergipe. A partir do estudo, a pesquisadora constatou que havia uma grande concentração do programa na Grande Aracaju, e que muitos municípios sergipanos ainda desconheciam o programa.

“O livro é uma avaliação do PIBIC Jr no estado de Sergipe, para que a gente perceba onde ele está concentrado e as dificuldades enfrentadas pelo professor. Através do edital do NAPs, fiz um mapeamento de ano a ano (2003 a 2011) onde estava sendo executado o programa. Nós percebemos que havia uma grande concentração no território da Grande Aracaju. Com o objetivo de modificar esse quadro, nós elaboramos oficinas para incentivar os professores a participarem do edital”, afirma.

Uma das dificuldades apontada por muitos coordenadores de projetos foi a titulação de mestrado exigida para que os professores da educação básica pudessem participar. Segundo Sônia, muitos professores deixam de participar pela falta da titulação e por desconhecerem o programa, por isso surgiu a iniciativa de realizar oficinas nas escolas públicas de vários municípios sergipanos.

“A adesão ao programa, depois das oficinas, foi muito grande com a participação de outros municípios. No novo mapa, percebemos que as regiões que nunca tiveram PIBIC Jr já participaram no último edital, compreendendo as regiões do Sertão e Baixo São Francisco”, avalia a professora Sônia.

Livro                                         
Para a produção do livro, a professora Sônia realizou um mapeamento dos projetos do PIBIC Jr executados no período de 2003 a 2011 e entrou em contato com os professores. O livro apresenta um resumo de 30 projetos do PIBIC Jr que foram executados. Segundo Sônia, a meta é que o livro seja lançado ainda esse ano e seja distribuído nas escolas públicas, para que os professores e alunos possam conhecer o programa.

FONTE: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário