quarta-feira, 13 de abril de 2016

Docentes da DEA participam de Oficina da Cienart

  O objetivo da iniciativa é oferecer aos professores uma preparação adequada para a elaboração de projetos que serão submetidos ao Edital do Pibic Jr
 Por Lívia Lessa


Com olhar atento e assistindo as palestras sobre a produção científica em Sergipe, os professores da Rede Estadual participaram na manhã desta terça-feira, 12, da Oficina da Feira Estadual de Ciências Tecnologia Artes (Cienart). O primeiro encontro aconteceu na sede da Diretoria da Educação de Aracaju (DEA).

As oficinas são realizadas pela Cienart, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e conta com o apoio da Fundação de Apoio e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). 

O objetivo da iniciativa é preparar os docentes para elaborar projetos de pesquisas e concorrerem aos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PibicJr).

Para a diretora do Departamento de Educação (DED), Gabriela Zelice, é extremamente necessário chamar atenção para a importância da Ciência e da Tecnologia para avida de cada um e para o desenvolvimento do Estado e do País.

"Além de estimular o professor a sistematizar os projetos de pesquisa, que já sabemos que existem na rede, também oferece uma orientação ao professor para concorrer aos editais do PibicJr. Dessa maneira, irá atingir o objetivo da popularização da Ciência", observou Zelice.

Edital do PibicJr

O Edital do PibicJr é lançado pela Fapitec e conta com o apoio e a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa é destinado aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, bem como as escolas técnicas federais sediadas em Sergipe.

De acordo com o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo de Santana, é fundamental a parceria da Fapitec com a Seed para a inserção dos jovens no universo da produção científica. 

"A Cienart oferece aos professores todo o suporte para que se adeque à ideia na forma de pesquisa científica. São submetidos para concorrer ao edital excelentes projetos", verificou Santana.

Segundo ele, o próximo edital do PibicJr deverá ser lançado no final de abril até o início de maio. "A Fundação lança o edital e a cada ano a procura e concorrência tem sido maior. O que é possível verificar uma melhoria na qualidade das pesquisas e uma maior preparação dos docentes da rede pública", completou.

Cienart e o universo da pesquisa científica

O objetivo da Cienart é apresentar à sociedade os projetos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento: artes, exatas, humanas e biológicas. 

Dessa maneira, a iniciativa contribui para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e da tecnologia e as suas aplicações.

"O projeto Cienart desde o seu início, em 2012, conta com o apoio da Seed e da Fapitec neste sentido de levar a prática científica para a sala de aula. É essencial que os professores da rede participem das nossas oficinas", explicou a coordenadora do Cienart, Zélia Macêdo.

Ciclo de Oficinas

Realiza um ciclo de oficinas que esclarecem as dúvidas principalmente no tocante da elaboração do projeto de pesquisa. Em seguida tem outra etapa de formação para os professores e, por último, realiza a Feira da Cienart.

"Esta iniciativa é muito oportuna. A educação necessita de atividades que fomentem junto aos professores a elaboração de projetos visando o protagonismo juvenil.

O ensino é feito de maneira dinâmica e aqui encontramos professores que buscam mais conhecimentos para melhorar a prática pedagógica", afirmou Silvaneide Mota Lima, coordenadora pedagógica da DEA.

A primeira oficina aconteceu na DEA. É importante salientar que poderão participar das oficinas todos os professores da educação básica. Os cursos serão ministrados de acordo com o calendário abaixo:
 
DRE
DATA
DEA
12/04/2016
DRE-1 (Estância)
14/04/2016
DRE-2 (Lagarto)
19/04/2016
DRE-3 (Itabaiana)
26/04/2016
DRE-4 (Japaratuba)
28/04/2016
DRE-5 (N.S. Dores)
03/05/2016
DRE-6 (Propriá)
05/05/2016
DRE-7 (Gararu)
10/05/2016
DRE-8 (N.S. Socorro)
12/05/2016
DRE-9 (N.S. Glória)
17/05/2016

 
Fonte: SEED


Nenhum comentário:

Postar um comentário