quinta-feira, 12 de maio de 2016

 Na votação promovida pelo MCTI pela internet, imagem recebeu mais de 48,7% dos votos e vai inspirar identidade visual de cartazes, paineis e panfletos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.


O estudante Guilherme Mateus do Nascimento, de Guiratinga (MT), venceu o concurso para a escolha do desenho que vai inspirar a logomarca da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016). Com o tema "Ciência alimentando o Brasil", SNCT será realizada de 17 a 23 de outubro. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a disputa totalizou 17.671 votos – 9.611 deles (48,7%) para a imagem campeã.
Guilherme desenhou o mapa do Brasil como terra fértil para uma planta em crescimento dentro de um balão volumétrico, que representa o suporte da ciência à produção alimentícia. O autor da imagem tem 15 anos e planeja ser arquiteto ou engenheiro civil. É aluno da Escola Estadual Dona Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, única instituição a oferecer ensino médio em Guiratinga, município com 14.496 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segunda colocada no concurso, Vitória Aparecida Amaral Silva, de Contagem (MG), recebeu 4.356 votos, 22,1% do total, com o desenho de uma árvore ladeada por um átomo e uma roda mecânica, que representam a ciência e a tecnologia, respectivamente. Aos 13 anos, ela participou da disputa por estímulo de uma professora da Escola Municipal Machado de Assis.
O terceiro lugar ficou com Amanda da Silva Rodrigues, de Brasília, que ilustrou o trabalho conjunto de um chefe de cozinha e um cientista, com uma estrutura de DNA projetada a partir de um prato de macarrão. A proposta recebeu 4.033 votos (20,4%). A estudante de 13 anos sonha em ser veterinária. Hoje, ela cursa o ensino fundamental no Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).
Os outros três finalistas foram Gabriela Barbosa Rêgo, de Betim (MG), com 1.534 votos (7,8%); Lara da Silva Guzzo, de Cariacica (ES), com 143 (0,7%); e Vitor Emanuel Honorio Silva, de Vitória (ES), com 62 (0,2%).
Participação
As seis imagens foram selecionadas entre 504 recebidas no concurso para definição da identidade visual da SNCT 2016. Uma comissão de avaliação formada por professores e profissionais de comunicação seguiu critérios estabelecidos no edital – originalidade, criatividade, impacto visual, coerência com o tema, qualidade e apresentação – para selecionar os trabalhos.
Como premiação, o campeão Guilherme ganhou um notebook doado pela empresa Positivo Informática. Já os demais finalistas, de acordo com o diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão, receberão certificados e um kit de conteúdo científico. A imagem escolhida servirá de referência para a logomarca, a ser desenvolvida no ministério e impressa em cartazes, paineis e panfletos distribuídos em todo o país.
Fonte: MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário