sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Professor enxerga potencial educativo em jogos de videogame

Vivemos numa geração em que os jovens vivem conectados. O videogame é uma das tecnologias que prendem a atenção dos jovens. Observando isso, o professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Freitas Brandão, Rogério Tenório de Azevedo, criou o projeto “Quem joga videogame marque um x!: um estudo sobre as práticas de jogos eletrônicos dos alunos da escola Freitas Brandão”.

A equipe fez um levantamento de dados através de um questionário para saber quais eram os jogos mais populares entre os alunos. Os resultados foram FIFA, Subway Surf e GTA. Depois identificaram qual era o potencial pedagógico de cada um e fizeram um segundo questionário para saber se os alunos percebiam se os jogos poderiam ser utilizados em sala de aula. Nesse questionário, os alunos responderam que se o jogo fosse aplicado na aula, ela seria mais atrativa e o conteúdo mais produtivo. Agora, eles estão na fase de análise e da escrita do relatório final.
 
O professor contou que apesar do tema ser uma novidade entre os seus colegas de trabalho, foi bem recepcionado. A intenção dele é levar o projeto além da matéria de Inglês. “O jogo poderia ser aproveitado pela disciplina de Geografia, de Português, Matemática, de Inglês. Nós percebemos que vários jogos têm potencial pedagógico”. A pesquisa finaliza em setembro, mas Tenório já pensa em continuar o projeto.

Apoio
O projeto conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (FAPITEC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e fruto do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr). 

Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário