quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Feira de Ciências de Sergipe acontece nesta sexta-feira, 28

Com objetivo de aproximar a população de temas relacionados à ciência de forma lúdica com apresentações artísticas e experimentos científicos, na próxima sexta-feira, 28, acontecerá a Feira de Ciências de Sergipe na Universidade Federal de Sergipe (UFS) a partir das 8h. A Feira integra das ações da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), que acontece até o dia 28 de outubro em Sergipe.

Uma das atividades que acontecerá durante a Feira de Ciências de Sergipe é a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Artes de Sergipe (CIENART), que mobiliza professores e alunos em torno de temas e atividades de Ciência, Tecnologia e Artes. Durante a Feira, serão apresentados mais de 100 projetos de escolas públicas, particulares, projetos de popularização, trabalhos de PIBICJr e a apresentação de trabalhos artísticos.

A professora Eva Maria Siqueira Alves destaca que a Feira a cada ano vem crescendo com a participação de mais escolas. "A nossa expectativa é atingir a cada ano mais escolas de todas as regiões de Sergipe. Serão expostos trabalhos da Cienart, popularização científica contando com mais de 10 instituições de ensino e pesquisa. Os trabalhos da Cienart são produzidos por professores da rede estadual, municipal, particular e federal. São professores, alunos e instituições que vão expor os seus trabalhos".

A coordenadora do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), Rosane Barros, destaca que a Feira é um momento de interação com a ciência através dos projetos que estão sendo expostos pelos alunos. 
“Ao longo do ano, professores e alunos foram motivados para participar dessa Feira. Temos projetos em todas as áreas do conhecimento que serão expostas para que a população possa participar. Além das escolas, as instituições de pesquisa e ensino também estarão presentes para mostrar as ações que serão realizadas em Sergipe sobre ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Rosane.

Parceiros
A Feira de Ciências conta com a parceria da UFS, Cienart, Fapitec/SE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Embrapa Tabuleiros Costeiros, Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Museu da Gente Sergipana, Universidade Tiradentes (Unit), Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), Casa da Ciência (CCTECA), Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE), Faculdade Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), Sergipe  Parque Tecnológico (SERGIPETEC).

SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi criada em 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. Em Sergipe, a programação encerra no dia 28 de outubro com a Feira de Ciências de Sergipe, que acontecerá na Universidade Federal de Sergipe (UFS) a partir das 8h.

Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário