segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Prêmio João Ribeiro estimula a divulgação científica em Sergipe

Na noite da última quinta-feira, 20, aconteceu a premiação do Premio João Ribeiro de Comunicação e Divulgação Científica e Tecnológica. Ao todo, foram 18 premiados nas categorias Científica, Comunicação Social e Visual e Inovação Tecnológica. Durante evento, também foi lançado o livro Pesquisa na Educação Básica de Sergipe, organizado pela professora doutora Sônia de Souza Mendonça Menezes.
 
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec\SE), José Heriberto Pinheiro, destacou a importância do Prêmio. “Um momento importante do reconhecimento do trabalho de pesquisadores e jornalistas que contribuíram para a popularização da ciência. Os trabalhos foram avaliados pela Câmara da Fundação, e trazendo temas importantes”.

A graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Adriana de Andrade Santos, foi uma das contemplados com o prêmio com o trabalho “Pesquisas na Educação Básica de Sergipe: Realizações do Programa PIBICjr. A estudante enfatizou a importância do prêmio para a sua formação acadêmica.

“É o meu primeiro premio. Muito importante essa conquista para a minha formação acadêmica, e só vem acrescentar conhecimento. Estou muito feliz e agradeço a professora Eva Alves pela oportunidade da bolsa e a Fapitec pelo incentivo”, afirmou.

O jornalista Keizer Santos também foi um dos premiados da noite. Keizer recebeu o prêmio em primeiro lugar na categoria Internet com o trabalho “Em Sergipe, pesquisadora busca alternativa preventiva de combate ao câncer de pele”. A matéria é fruto da pesquisa desenvolvida pela pesquisadora Renata Cristina Kiatkoski Kaminski.

“O premio representa o reconhecimento de um trabalho profissional. A Fapitec está de parabéns porque o Prêmio valoriza a divulgação da nossa ciência”, disse Keizer.

Lançamento de livro

A noite também foi marcada pelo lançamento do livro Pesquisa na Educação Básica de Sergipe, organizado pela professora doutora Sônia de Souza Mendonça Menezes. O livro avalia o Programa de Iniciação Científica Júnior em Sergipe.

“O livro 'Pesquisa na Educação Básica de Sergipe' reúne resultados do projeto PIBICjr no período 2003 a 2011. Esse livro é muito importante porque estamos desenvolvendo pesquisas realizadas na Educação Básica pelos alunos, juntamente com seus professores e professores do ensino superior. Esse livro vai suscitar que as pesquisas sejam propagadas na Educação Básica. O pibicjr é um programa essencial na educação porque incentiva o aluno a ser um pesquisador”, pontuou a professora Sônia.

Feira de Ciências

Desde o dia 17 de outubro, várias atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) estão sendo realizadas em Sergipe. Durante a premiação, também aconteceu a abertura oficial da SNCT, que finaliza no dia 28 de outubro com a Feira de Ciências de Sergipe, que acontece na UFS a partir das 8h. A Feira reúne trabalhos dos alunos da rede pública e particular.

A coordenadora da Feira, Zélia Macedo, destacou a importância da Feira de Ciências. “Essa feira é a culminância de todo o trabalho que é feito para a divulgação e valorização da ciência. Fizemos esse trabalho ao longo do ano junto com os professores da Educação Básica, através de palestras e oficinas para capacitação desses professores”. 

Fonte: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário