quinta-feira, 20 de outubro de 2016

SNCT 2016: Estudantes visitam os laboratórios do ITPS

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) iniciou nesta segunda-feira, 17, as atividades alusivas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e traz o tema ‘Ciência Alimentando o Brasil’.

No primeiro dia de atividades, o ITPS recebeu alunos da Escola Estadual Nelson Mandela, localizada no bairro Luzia, em Aracaju, para palestras relacionadas à segurança alimentar, uso e preparo do solo e metrologia. As ações na sede do ITPS acontecem até o dia 21 com visitas aos laboratórios e ao Centro de Memória da Ciência e Tecnologia de Sergipe.

O objetivo principal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno da ciência. “Estamos de portas abertas para receber os alunos e demonstrar as atividades que o Governo de Sergipe, por meio do ITPS, desenvolve na área de ciência e tecnologia. Nosso alvo principal são os jovens, pois queremos estimular o contato com o mundo dos pesquisadores e incentivar a escolha de carreiras que contribuam para o desenvolvimento do país”, explica o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

 “Vamos aproximar a população da ciência e tecnologia por meio de eventos que tratem do tema com linguagem acessível. A ideia é estimular a curiosidade e manter a discussão entre a população para que todos entendam que a ciência está presente no nosso dia-a-dia quando, por exemplo, há a necessidade de verificar a potabilidade da água, fazer análise nutricional de alimentos e até mesmo uma recomendação de adubação para determinas culturas”, revela a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

Aprendizado

Para a estudante do 9º ano, Vivian Andrade, ver de perto como funcionam as atividades de ciência foi a parte mais interessante do evento. “Achei muito legal porque vimos pessoalmente várias coisas que aprendemos na escola. Aquilo que a gente aprende nos livros está bem pertinho da nossa realidade. Aprender tudo isso é muito importante para aumentar o nosso conhecimento”, comenta.
A professora Edenilda Farias destaca os benefícios do evento para os alunos. “Na sala de aula, eles veem a teoria, mas aqui é a oportunidade de conhecer a prática. Uma excelente chance para entender melhor o papel da ciência e tecnologia”, opina.

Programação

Até o dia 21, o ITPS recebe alunos de escolas públicas e particulares para palestras sobre as atividades na área de pesquisa e visitas aos laboratórios e ao Centro de Memória da Ciência e Tecnologia de Sergipe. De 24 a 27 de outubro, as palestras vão acontecer em algumas escolas da capital e interior. Já no dia 28 de outubro, as ações se concentrarão na Feira Científica de Sergipe, evento que será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) no Centro de Vivência da UFS com estandes de diversas instituições de ciência e tecnologia do Estado.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada em 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 13ª SNCT no Brasil vai de 17 a 23 de outubro de 2016.
 
Fonte:Ascom ITPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário