terça-feira, 10 de outubro de 2017

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Sergipe

“A Matemática está em tudo” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 23 a 29 de outubro no Brasil. A SNCT tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo atividades de divulgação científica. Em Sergipe, serão realizadas várias atividades em Aracaju e no interior. As atividades serão encerradas com a Feira de Científica de Sergipe, que reúne centenas de estudantes da rede pública e particular no dia 27 de outubro no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O coordenador da SNCT em Sergipe, Marcus Eugênio, destaca que várias atividades serão realizadas. Em Sergipe, a programação já começa a partir do dia 18 de outubro com a ação ‘Ciência na Escola’, que percorrerá vários municípios sergipanos.
“A SNCT em Sergipe oferece este ano uma programação com muitas atividades voltadas para a divulgação científica. Desde o dia 18 de outubro teremos atividades todos os dias até o dia 27 de outubro. Toda comunidade está convidada para participar das ações”, convida o professor Marcos Eugênio.
Ciência na Escola
A programação da SNCT começa com a ação ‘ Ciência na Escola’ em que professores das universidades visitaram escolas públicas de Aracaju e do interior do estado para a realização de palestras. O objetivo é permitir o contato entre aluno e o pesquisador. A programação possui atividades até o dia 24 de outubro.
Portas Abertas
A ação Portas Abertas é uma ação que acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Sergipe onde as instituições de pesquisa e universidades abrem as portas para receber alunos da Educação Básica. Um momento importante para as instituições de pesquisa disponibilizarem informações sobre o que é produzindo sobre ciência em Sergipe. A ação acontecerá no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Embrapa Tabuleiros Costeiros,Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). As visitas acontecerão de 23 a 26 de outubro.
Mostra de Ciência no Shopping
A Mostra de Ciência acontecerá no dia 21 de outubro, no Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, no horário de 10h às 22h. Na praça do shopping, acontecerá a exposição de projetos de popularização da ciência nas diversas áreas do conhecimento. As atividades são interativas e lúdicas.

No dia 11 de novembro, a mostra acontece no e no Shopping Peixoto, em Itabaiana, no horário de 10h às 22h.
Feira de Ciência de Sergipe
No dia 27 de outubro acontecerá a Feira Científica de Sergipe no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  O objetivo da Feira é aproximar a população de temas relacionados à ciência de forma lúdica com apresentações artísticas e experimentos científicos.
Segundo a coordenadora da Cienart, Zélia Macedo, ao todo são 241 trabalhos de divulgação institucional, popularização da ciência, apresentações de bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr) e da Educação Básica (CIENART).